As contribuições da literatura infantil para as políticas de educação inclusiva: Com olhar a partir da diversidade

Autores/as

  • Maria de Fátima Macedo Silva
  • Marcelo Máximo Purificação

Palabras clave:

Diversidade, Inclusão, Literatura infantil

Resumen

A literatura infantil ocupa um papel central na formação de valores desde os primeiros anos escolares e pode ser uma importante aliada na construção de práticas pedagógicas voltadas à inclusão. No contexto da Educação Infantil, a presença de obras que abordem a diversidade — seja ela cultural, étnico-racial, de gênero ou relacionada à deficiência — permite que todas as crianças se sintam representadas e acolhidas. Este estudo tem como objetivo compreender como a literatura infantil pode contribuir para a efetivação das políticas de educação inclusiva, com foco na valorização da diversidade. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa com três estratégias metodológicas complementares: estado do conhecimento, revisão bibliográfica e análise documental. O estado do conhecimento foi realizado por meio de buscas sistemáticas no Banco de Teses da CAPES, identificando produções relevantes entre 2014 e 2024. A revisão bibliográfica baseou-se em autores que discutem literatura, inclusão e diversidade na infância. A análise documental concentrou-se em acervos literários e práticas pedagógicas utilizadas nas escolas públicas de São Luís de Montes Belos – GO. Os resultados demonstram que a literatura infantil, quando mediada de forma crítica e intencional, pode ser um instrumento poderoso para estimular o respeito às diferenças e fortalecer o pertencimento de todas as crianças ao ambiente escolar. Constatou-se, porém, uma carência significativa de materiais literários inclusivos nas instituições analisadas, o que evidencia a urgência de políticas que ampliem o acesso a esses recursos. Conclui-se que o uso consciente da literatura infantil pode promover práticas pedagógicas mais equitativas e sensíveis à pluralidade humana, colaborando com a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

de Fátima Macedo Silva, M. ., & Máximo Purificação, M. (2025). As contribuições da literatura infantil para as políticas de educação inclusiva: Com olhar a partir da diversidade. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/268

Número

Sección

Anais