A construção tecnológica e a estética na arquitetura: o limite do reflexo estético (antropomorfizador) no pensamento arquitetônico moderno
Palabras clave:
Reflexo, Estético, Arquitetura, ModernaResumen
A crise estrutural do capitalismo não poupa qualquer complexo que esteja sob suasdeterminações. Nesse contexto as manifestações estéticas da arquitetura, prodigas emperíodos históricos anteriores ao moderno, se veem limitadas pelo reflexo científico(desantropomorfizador) da moderna técnica arquitetônica. Este estudo insere-se no movimentode construção da tese "La distancia entre el plan urbanístico consolidado y su implementación:un estudio sobre el patrimonio histórico de Fortaleza", que ora desenvolvemos no curso deDoutorado em Ciências Sociais na Universidade de Salamanca (USAL) – Espanha.Pretendemos compreender o modo como se produz e como nasce a conformação dos espaçosdo homem, antropomorfizador, na arquitetura; e como se produz a sua realização estética.Buscaremos também vislumbrar de que modo os limites do reflexo estético(antropomorfizador), postos pela prática na arquitetura moderna, poderão ser alargados, oumesmo eliminados, por um pensamento arquitetônico vindouro que não se limiteexclusivamente ao reflexo cientifico, desantropomorfizador. Esta é uma pesquisa bibliográficacentrada basicamente no volume IV da obra “Estética: La peculiaridad de lo estético”, de 1966,do pensador Georg Lukács, com o apoio de autores especializados em história da arquitetura:Michael Fazio; Marian Moffett; Lawrence Wodehouse, Arnold Hauser; Carlos Antônio L.Brandão; Fernando Chueca Goitia; entre outros. Este estudo observou o caráter social dasmanifestações estéticas na arquitetura de vários períodos da história: o neolítico, a Idade doBronze, a civilização egípcia, a civilização romana, o gótico, o renascimento, o barroco e operíodo moderno. Entendemos que o pensamento arquitetônico atual está limitado pelautilização tecnológica (geométrica) ótima dos matérias modernos, pelo reflexo científicodesantropomorfizador, extinguindo a possibilidade da imediata identificação da conformaçãovisual do espaço com o reflexo da realidade.