Requalificação do Patrimônio Cultural (I)Material doMoinho Velosense: Desenvolvimento, Território eCultura, em Salto Veloso, Estado de Santa Catarina, Brasil
Palabras clave:
Patrimônio cultural, educação, diversidade, antropologia, Moinho VelosenseResumen
Este trabalho analisa o processo de requalificação do Moinho Velosense, em Salto Veloso (SC),como um estudo de caso sobre a interseção entre patrimônio cultural, educação e diversidadecultural. O objetivo é demonstrar como a transformação de um patrimônio histórico em umcentro cultural pode fortalecer a identidade local, promover a educação cultural e artística evalorizar a diversidade étnica e histórica da região. A fundamentação teórica baseia-se emconceitos de antropologia cultural, patrimônio material e imaterial e educação patrimonial. Ametodologia inclui pesquisa documental, entrevistas com a comunidade local e análise doprocesso de tombamento e requalificação do moinho através de um projeto arquitetônico. Osresultados parciais mostram que o projeto já impacta positivamente a comunidade, fortalecendoo sentimento de pertencimento e promovendo a valorização de outras expressões culturaislocais. Conclui-se que a requalificação de patrimônios históricos, quando integrada à educaçãoe à participação comunitária, pode ser uma ferramenta poderosa para a preservação damemória coletiva e a promoção da diversidade cultural.