OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Autores/as

  • Jheniffer Larissa Sena Da Silva
  • Laura Marialva Baima
  • Vanessa Soares Dos Santos
  • Wanildo Figueiredo de Sousa

Palabras clave:

EEducação Escolar Indígena, Desafios, Interculturalidade

Resumen

O presente artigo busca analisar como superar os desafios da educação escolar indígena que, apesar de ser um direito previsto em lei, não é, efetivamente praticado. Para isso, inicialmente é realizada uma análise da educação escolar indígena no contexto histórico brasileiro, desde a chegada dos portugueses, até o período atual, pós-Constituição de 1988. Posteriormente, foi realizada uma análise dos avanços e retrocessos na educação indígena brasileira, com a necessária interculturalidade que permeia estas relações. Por fim, foram analisados, de fato, os desafios da educação escolar indígena, onde chegou-se à conclusão de que é necessário haver desconstrução de preconceitos e discriminações, reconstrução nos valores culturais indígenas, resgate de processos de construção de identidades culturais e a interação sistemática entre indivíduos de diferentes culturas, para que, assim, seja proporcionado, a eles, uma educação de qualidade e inclusiva.

Publicado

2024-09-14

Cómo citar

Sena Da Silva, J. L. ., Marialva Baima, L. ., Soares Dos Santos, V. ., & Figueiredo de Sousa, W. (2024). OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Revista Científica De Educação, 8(1), RCE, v. 8, 2023, ISSN 2526–4257, e24053. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/176