A FEMINIZAÇÃO DOCENTE E O MOVIMENTO SINDICAL NO PARANÁ
Palabras clave:
Feminização, Mulheres, Docente, SindicatoResumen
A partir do século XIX, ocorreu a inserção feminina na educação, o que levou ao surgimento de uma notável maioria de mulheres docentes, fato que ainda hoje é observado na Educação Básica. Tal movimento foi chamado de Feminização Docente e é objeto do nosso estudo. Este artigo parte de uma análise crítica das transformações que ocorreram na profissão docente, tendo como objetivo compreender os aspectos históricos e sociais envolvidos no processo de feminização docente, bem como, apresentar como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-SINDICATO), tem incorporado a feminização docente como elemento de análise do movimento sindical. Para tanto, realizou-se análise documental e bibliográfica. Com o estudo foi possível identificar que os vínculos entre as características femininas e as transformações ocorridas na sociedade com a mulher em busca de uma profissão influenciaram na inserção feminina na profissão docente. Observamos que o sindicato tem buscado refletir e propor políticas que atendam aos interesses das docentes mulheres no estado.