A FEMINIZAÇÃO DOCENTE E O MOVIMENTO SINDICAL NO PARANÁ

Autores/as

  • Daniela de Vargas

Palabras clave:

Feminização, Mulheres, Docente, Sindicato

Resumen

A partir do século XIX, ocorreu a inserção feminina na educação, o que levou ao surgimento de uma notável maioria de mulheres docentes, fato que ainda hoje é observado na Educação Básica. Tal movimento foi chamado de Feminização Docente e é objeto do nosso estudo. Este artigo parte de uma análise crítica das transformações que ocorreram na profissão docente, tendo como objetivo compreender os aspectos históricos e sociais envolvidos no processo de feminização docente, bem como, apresentar como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-SINDICATO), tem incorporado a feminização docente como elemento de análise do movimento sindical. Para tanto, realizou-se análise documental e bibliográfica. Com o estudo foi possível identificar que os vínculos entre as características femininas e as transformações ocorridas na sociedade com a mulher em busca de uma profissão influenciaram na inserção feminina na profissão docente. Observamos que o sindicato tem buscado refletir e propor políticas que atendam aos interesses das docentes mulheres no estado.

Publicado

2024-09-14

Cómo citar

de Vargas, D. . (2024). A FEMINIZAÇÃO DOCENTE E O MOVIMENTO SINDICAL NO PARANÁ. Revista Científica De Educação, 8(1), RCE, v. 8, 2023, ISSN 2526–4257, e24047. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/167