O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PELOS SURDOS SOB A ÓPTICA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Keywords:
Ensino e aprendizagem dos surdos, linguagem dos surdos, teoria histórico-culturalAbstract
Este artigo discorre sobre a relação dos estudos sobre o processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa pelo surdo sob a óptica da teoria histórico-cultural. Inicialmente é apresentado um breve histórico da educação de surdos desde a antiguidade até os dias atuais, perpassando pela legislação vigente e a questão das metodologias insuficientes para o ensino de surdos. O segundo tópico vem trazendo como está acontecendo o ensino de língua portuguesa para surdo e alguns dos motivos que estão levando ao fracasso dos alunos surdos. O terceiro tópico aborda a teoria histórico-cultural e o que ela diz sobre a questão da aprendizagem e como essa teoria pode influenciar na melhoria do ensino dos surdos brasileiros. Conclui-se que a possibilidade do ensino através de uma perspectiva dialógica e interação mediada pelo professor e pelos pares experientes.