O ensino das artes na formação das identificações étnicas, de gênero e sexual: práticas pedagógicas de um colégio quilombola
Keywords:
Artes, Etnicidades, Escola Quilombola, GêneroAbstract
O projeto intitulado “O Ensino das Artes na Formação das Identificações Étnicas, de Gênero e Sexual: Práticas Pedagógicas de um Colégio Quilombola”, desenvolvido por Thiago Santos de Jesus, propõe uma investigação sobre o papel do ensino de Artes na construção e fortalecimento das identidades étnicas, de gênero e sexual entre estudantes do Colégio Estadual Doutor Milton Santos, localizado na comunidade quilombola urbana do Barro Preto, no município de Jequié-BA. A pesquisa parte de uma abordagem etnográfica e qualitativa, visando compreender como as práticas pedagógicas artísticas, por meio de oficinas de artes, dando foco ao teatro, utilizando técnicas de teatro de grupo e das obras dos autores e diretores teatrais Viola Spolin (2007) e Augusto Boal (2002), podem atuar na valorização da diversidade e no enfrentamento às normas cisheteropatriarcais presentes no contexto escolar. A proposta está inserida na Linha de Pesquisa 2 - Etnias, Gênero e Diversidade Sexual, do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da UESB. A escolha do colégio se dá a partir de experiências pessoais e profissionais do pesquisador e artista, que já atuou no local, anteriormente, como oficineiro de teatro nas programações escolares do dia da consciência negra, onde o mesmo ainda possui vínculos afetivos com a escola e a comunidade. O projeto emerge de inquietações frente à ausência de práticas escolares que valorizem as raízes culturais quilombolas e respeitem a diversidade de seus estudantes. Observa-se que, apesar do reconhecimento oficial como escola quilombola, a instituição ainda reproduz práticas curriculares normativas, muitas vezes distanciadas dos saberes e vivências locais. O trabalho está fundamentado em autores como Stuart Hall (2013), Sandra Petit (2015) entre outros. O objetivo é analisar como o ensino das artes promove o reconhecimento e a mobilização das identificações étnicas, de gênero e sexual entre estudantes quilombolas, contribuindo para a valorização da diversidade e o fortalecimento das subjetividades. Enquanto metodologia a pesquisa será desenvolvida com base na etnografia, utilizando: Oficinas artísticas (dança afro, teatro do oprimido, dinâmicas corporais, rodas de conversa); Diários de campo para registro e reflexão das atividades e interações; Observação participante, com envolvimento direto nas atividades escolares. Enquanto resultado espera-se que esta pesquisa amplie o debate sobre práticas pedagógicas antirracistas e inclusivas, no reconhecimento das expressões culturais quilombolas como ferramentas educativas, e na sensibilização da comunidade escolar para os impactos das opressões estruturais sobre estudantes negros e LGBTQIAPN+, contribuindo para uma educação mais equitativa e transformadora.