Movimentos da identidade étnico-racial nos discursos e práticas infantis em uma instituição de Educação Infantil em Brumado-Bahia

Authors

Keywords:

Identidade étnico-racial, Discursos Infantis, Educação Infantil

Abstract

Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo descrever como as crianças negras constroem e expressam sua identidade étnico-racial no cotidiano da Educação Infantil, a partir dos discursos e práticas que emergem das interações/relações que as crianças constroem, numa instituição escolar no Município de Brumado-Bahia. A identidade étnica- racial é constituída desde dos primeiros anos de vida e, nesse processo, a instituição escolar ocupa um papel importante, posto que é um espaço sociocultural em que a criança compartilha inúmeras experiências. Entretanto, o espaço escolar pode ser um lugar de reconhecimento e valorização das identidades das crianças ou espaço de reprodução de estigmas e exclusões que são, também, percebidos pelas crianças. Dessa forma, é fundamental dar visibilidade às crianças e a seus pontos de vista, no que concerne às relações étnico-raciais por elas vivenciadas, o que implica em considerá-las sujeitos produtores e cultura e de sentidos sobre si, o outro e o mundo, como tem sido defendido pela Sociologia da Infância e pela Antropologia da Criança. O estudo se fundamenta em referenciais teóricos que discutem acerca da identidade étnica e a contribuição da escola para este processo, a luz de Hall (2006); Cavalleiro (2012; 2024); Fazzi (2006); Abramowicz (2011); Gomes (2017), entre outros. A pesquisa possui abordagem qualitativa, com inspiração etnográfica, e foi realizada em uma turma de educação infantil de uma escola pública no município de Brumado-BA, a partir da técnica da observação participante. Durante o processo, utilizou-se da técnica do uso de bonecas brancas e negras, inseridas em suas brincadeiras no intervalo escolar; contação de histórias e desenhos para observar como as crianças expressam percepções sobre si e suas características físicas. Além disso, registros ocorreram por meio de anotações em diário de campo, respeitando os princípios éticos da pesquisa com crianças, com foco na valorização de suas expressões, gestos, falas e escolhas. Os resultados encontrados apontam que a maioria das crianças se autodefinem a partir da percepção visual, ou seja, dos traços fenotípicos, e para isso se utilizam de termos como “marrom” ou “cor de pele”; nas brincadeiras elogiam as bonecas brancas, associadas ao ideal de beleza imposto pela branquitude, o que evidencia impactos na construção de identidade e nas escolhas infantis.

Published

2025-05-30

How to Cite

Maria da Silva Chaves, P. . (2025). Movimentos da identidade étnico-racial nos discursos e práticas infantis em uma instituição de Educação Infantil em Brumado-Bahia. Revista Científica De Educação, 1(1). Retrieved from https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/284

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Anais