Corpo Quebranto: o imaginário das rezadeiras como construção de abordagens artístico-pedagógicas no teatro
Keywords:
Rezadeiras, Conhecimentos Étnicos-Ancestrais, Práticas CênicasAbstract
Com delicadeza, sabedoria e sensibilidade, esta pesquisa se encontra em andamento e se lança na trilha das rezas de cura, com seus saberes étnicos ancestrais enraizadas nas práticas místicas presentes nas memórias e histórias dessas rezadeiras na cidade de Ipiaú (Ba) e desabrocha servindo como inspiração para as práticas artísticas no curso de licenciatura em teatro na cidade de Jequié-Ba. Aqui, a tradição ancestral pulsa na identidade étnica dos antigos, entrelaçada ao rito que se desenha na tessitura do encontro, quando o sagrado se insinua na palavra, na fé e no gesto e ganha espaço na cena. Para sulear a pesquisa, temos o seguinte questionamento: De qual maneira os conhecimentos étnicos-ancestrais de rezadeiras pode contribuir para meu trabalho pedagógico nas práticas cênicas? Para isto, no ensejo para encontrar respostas, me firmo no objetivo investigar estes conhecimentos produzidos, e a proposta se inscreve no campo de investigações descolonizadoras, em que o corpo, a palavra e o rito se articulam nas dimensões, no campo das cosmopercepções da formação estética, ética, política e artística dos (as) sujeitos (as). Neste caminho a gente não segue só, o trabalho está fundamentado Martins (2021), Oliveira (2005), Ribeiro (2022), Rufino (2019, 2021, 2023), entre outros. A encruzilhada metodológica empregam-se procedimentos de maneira que permite o amplo e detalhado conhecimento sobre a cultura das rezadeiras e as oficinas que forma mediadas. Logo, a pesquisa se configura enquanto qualitativa, através da ótica etnográfica na qual desenvolvo um papel ativo em toda a investigação, compreendendo os fenômenos em seu contexto natural. Na análise dos dados observados, percebemos que os conhecimentos étnicos-ancestrais de cura que se fazem presente nessas senhoras vem de diferentes culturas e religiões, afro-brasileira, indígena e portuguesa, todas marcadas pelo sincretismo. Também foi observado que as práticas utilizadas em sua maioria não vieram de gerações anteriores, mas de sonhos ou seres espirituais encantados. No campo do teatro nas práticas nas investigações tais conhecimentos oferecem vasto potencial para enriquecer as práticas cênicas, ao convocarem memórias coletivas, corporalidades e modos de expressão profundamente enraizados nas vivências populares.