Transgeneridade masculina e educação – uma revisão de literatura à luz dos estudos de gênero
Keywords:
Gênero, Educação, Transexualidade MasculinaAbstract
O presente estudo apresenta uma revisão de literatura evidenciando as principais temáticas utilizadas nas pesquisas sobre a transgeneridade masculina e a educação, apontando a escassa quantidade de estudos relacionados ao tema sobre alunos, professores e colaboradores transexuais masculinos na educação básica e educação superior, bem como aponta possíveis práticas de apoio e inclusão social que possam contribuir para que tais pessoas se sintam pertencentes, respeitados e seguros no ambiente escolar. Como objetivo da pesquisa é proposto um diálogo entre as temáticas mais encontradas e as perspectivas de pesquisadores contemporâneos como Judith Butler e Berenice Bento. Será utilizado o método do materialismo histórico-dialético, qualitativo, de natureza básica, apresentado a partir de revisão bibliográfica na Biblioteca de Teses e Dissertações da Capes, artigos científicos, livros e trabalhos publicados em congressos. A partir de estudos já pesquisados e analisados, pode-se afirmar que a falta de conhecimento e o despreparo profissional acerca do tema da transexualidade, bem como o preconceito, a violação de direitos humanos direta e indiretamente, a violência física, verbal e psicológica, os estereótipos causados por uma sociedade intolerante e heteronormativa compulsória transformam a escola em um ambiente excludente, incapaz de tratar o/a transexual como um/a aluno/a comum. Nesse sentido, o papel da escola está sendo feito ao contrário, pois, a instituição escolar que deveria receber o aluno transexual e prepará-lo para o mundo do trabalho lhe causa desconforto, constrangimento e, de forma velada, a própria exclusão de alunos/as transgêneros no ambiente escolar.