COMPREENSÃO DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR: OS ENCADEAMENTOS EM SER PROFESSORA COM AS INTERPELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA SALA DE AULA

Autores

  • João Paulo Rocha Ribeiro
  • Josiene Camelo Ferreira Antunes
  • Daniela Kedna Ferreira Lima
  • Nayara Rubens Calaça Di Menezes

Palavras-chave:

Feminização do Magistério, Papéis de gênero, Ensino fundamental, Exercício docente

Resumo

Este artigo traz resultados referentes à pesquisa que teve como objetivo geral: Compreender as perspectivas de gênero no âmbito das práticas pedagógicas e como, para as professoras e os professores, o feminino e o masculino influenciam na percepção das vivências de gênero e sexualidade na escola. E como objetivos específicos: Inventariar as possibilidades e empecilhos enfrentados pelas professoras e pelos professores em geral para abordarem as temáticas de gênero e sexualidade em sala de aula; investigar quais percepções professoras e professores possuem acerca das relações de gênero estabelecidas entre as/os estudantes e como percebem a vivência da sexualidade no ambiente escolar; analisar as práticas pedagógicas de professoras e professores sob a perspectiva da educação para equidade de gênero e sexualidade. O método de análise escolhido foi o de educação comparada ou estudo comparativo, a fim de analisar as falas de professoras e professores em seus exercícios profissionais e comparar estas atuações. A abordagem utilizada foi a qualitativa, que permitiu entender os fenômenos de forma específica e em melhor profundidade. Foram entrevistadas duas professoras e dois professores, de escolas públicas estaduais, atuando no Ensino Fundamental Anos Finais. O texto traz uma reflexão acerca dos papéis de professores e professoras nas salas de aula a partir de seu sexo biológico. É quase inexistente que homens ocupem a docência no ensino fundamental e isso está atrelado a um preconceito, já que nesta idade, as crianças demandam mais cuidados diretos principalmente com o corpo.

Biografia do Autor

João Paulo Rocha Ribeiro

Especializando em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade Cândido Mendes – (UCAM).
Especialista em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos - UFG Catalão (UFCat) &
Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Universitário Amparense – (UNIFIA).

Josiene Camelo Ferreira Antunes

Doutoranda em Serviço Social (UNESP),Mestrado em Serviço Social pela Programa de Pós-
Graduação Stricto Sensu em Serviço Social-(PUC), Especialista em Ensino Interdisciplinar em Infância
e Direitos Humanos –(UFG); Especialista em Educação Especial e Inclusiva- Faculdade Mantenense
dos Vales Gerais- (INTERVALE); Especialista em Urgência e Emergência pelo Instituto Superior de
Educação ATENEU - ISEAT (2018); Especialista em Políticas Públicas e Elaboração Projetos Sociais-
(FALBE); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e
Cultura –(FABEC).

Daniela Kedna Ferreira Lima

Especialista em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos pela Universidade Federal de
Goiás- Regional Catalão/(UFG). Possui Especialização/Residência Multiprofissional em saúde - área
de Hematologia e Hemoterapia no Hospital das Clínicas de Goiânia da Universidade Federal de Goiás
(HC-UFG/EBSERH). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola Pela Universidade Federal de
Goiás- Regional Catalão(/UFG).

Nayara Rubens Calaça Di Menezes

Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de
Goiás (UFG). Possui Especialização/Residência Multiprofissional em saúde - área de Hematologia e
Hemoterapia no Hospital das Clínicas de Goiânia da Universidade Federal de Goiás (HCUFG/
EBSERH) e Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Associação de Combate
ao Câncer em Goiás (ACCG - PUC).

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Publicado

08/14/2022

Como Citar

Paulo Rocha Ribeiro, J. ., Camelo Ferreira Antunes, J. ., Kedna Ferreira Lima, D. ., & Rubens Calaça Di Menezes, N. . (2022). COMPREENSÃO DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR: OS ENCADEAMENTOS EM SER PROFESSORA COM AS INTERPELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA SALA DE AULA. Revista Científica De Educação, 6(1), e022035. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/74