EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM MACAPÁ-AP

Autores

  • Adelmar Santos de Araújo Faculdade Integrada de Goiás-FIG/Ávila
  • Neide Nélia Silva Lustosa
  • Nelson Noronha de Castro

Palavras-chave:

Educação, Evasão, Aprovados, Reprovados, Abandono

Resumo

Este artigo apresenta um estudo da evolução temporal acerca da taxa de evasão escolar em uma escola da rede pública estadual, no Estado do Amapá. O objetivo do estudo é o de descrever as implicações da taxa de evasão segundo as variáveis séries, turno e modalidade. A metodologia da pesquisa consistiu em um estudo quali-quantitativo, centrado, principalmente, no uso da estatística descritiva para cálculo dos valores percentuais e construções gráficas. O recorte temporal consistiu nos anos de 2010 a 2015, recorte esse determinado pelas informações que estavam no site do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Como resultado verificou-se que na escola pesquisada, o maior índice de evasão ocorre no turno da noite 30,86%, seguido do turno da tarde com 18,06% evidenciando que é necessário esta instituição refletir sobre o problema da evasão e ao mesmo tempo, estudar medidas que possam combatê-la.

Biografia do Autor

Adelmar Santos de Araújo, Faculdade Integrada de Goiás-FIG/Ávila

Doutor em Educação pela PUC Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação - Faculdade Integrada de Goiás-FIG/Ávila.

Neide Nélia Silva Lustosa

Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Educação da Faculdade Integrada de Goiás - FIG.

Nelson Noronha de Castro

Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Educação da Faculdade Integrada de Goiás - FIG.

Downloads

Publicado

12/02/2016

Como Citar

Santos de Araújo, A. ., Nélia Silva Lustosa, N. ., & Noronha de Castro, N. . (2016). EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM MACAPÁ-AP. Revista Científica De Educação, 1(1), 74–85. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/7