DISCIPLINA: UMA LEITURA EM VIGIAR E PUNIR

Autores

  • Elane Bueno Fernandes Lobo de Mello

Palavras-chave:

Poder disciplinar, Escola, Panoptismo

Resumo

A partir da leitura da obra Vigiar e Punir, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise histórica do conceito de “disciplina”, na perspectiva do filósofo Francês Michel Foucault. Para tal, analisa os dispositivos específicos do poder disciplinar: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Mostra, teoricamente, os deslocamentos e as técnicas do poder disciplinar no século XVII e XVIII, as reflexões e considerações. Apresenta o Panóptico no qual a relação de poder é de sujeição constante do indivíduo e demonstra que o panoptismo constitui-se um poder produtor de um saber que regula a vida dos indivíduos. A partir de tais considerações, resta-nos saber, após uma análise histórica, como o pensamento de Foucault pode nos ajudar a compreender os mecanismos do poder disciplinar na escola.

Biografia do Autor

Elane Bueno Fernandes Lobo de Mello

Mestranda da PPGE da Faculdade de Inhumas (2009), Professora de Educação Básica, servidora pública da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Bueno Fernandes Lobo de Mello, E. (2022). DISCIPLINA: UMA LEITURA EM VIGIAR E PUNIR. Revista Científica De Educação, 5(1), e021033. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/62