O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PELOS SURDOS SOB A ÓPTICA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Kelly Francisca da Silva Brito

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem dos surdos, linguagem dos surdos, teoria histórico-cultural

Resumo

Este artigo discorre sobre a relação dos estudos sobre o processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa pelo surdo sob a óptica da teoria histórico-cultural. Inicialmente é apresentado um breve histórico da educação de surdos desde a antiguidade até os dias atuais, perpassando pela legislação vigente e a questão das metodologias insuficientes para o ensino de surdos. O segundo tópico vem trazendo como está acontecendo o ensino de língua portuguesa para surdo e alguns dos motivos que estão levando ao fracasso dos alunos surdos. O terceiro tópico aborda a teoria histórico-cultural e o que ela diz sobre a questão da aprendizagem e como essa teoria pode influenciar na melhoria do ensino dos surdos brasileiros. Conclui-se que a possibilidade do ensino através de uma perspectiva dialógica e interação mediada pelo professor e pelos pares experientes.

Biografia do Autor

Kelly Francisca da Silva Brito

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Especialista em Linguística das Línguas de Sinais - UFG; Pedagoga; Professora Intérprete de Libras na Secretaria Estadual de Educação de Goiás; Professora do AEE para Surdos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia; Tradutora e intérprete da Libras certificada pelo Prolibras.

Downloads

Publicado

04/06/2018

Como Citar

Francisca da Silva Brito, K. . (2018). O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PELOS SURDOS SOB A ÓPTICA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Científica De Educação, 2(2), 15–29. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/36