FINALIDADES EDUCATIVAS E PEDAGOGIAS: uma relação necessária

Autores

  • Denise Elza Nogueira Sobrinha
  • Vanessa Martins da Silva
  • Karla Vitoriano e Silva Almeida

Palavras-chave:

finalidades educativas, pedagogias não-críticas, teorias crítico-reprodutivistas, pedagogias críticas dialéticas e Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O presente artigo tece reflexão sobre as finalidades educativas e sua relação necessária com as teorias pedagógicas e suas respectivas pedagogias, a partir, principalmente, das elaborações de Dermeval Saviani. O texto procura mostrar como a classe burguesa lançou mão das teorias para compor e recompor a sua hegemonia e também que o acesso à educação e ao conhecimento crítico e emancipado da classe trabalhadora é possível por meio de uma pedagogia contra-hegemônica como a Pedagogia Histórico-Crítica. Evidencia a importância de se conhecer o nexo entre fins educativos e meios pedagógicos como necessidade não só epistemológica, mas, sobretudo, política, uma vez que a educação tem servido aos interesses da classe dominante de forma cada vez menos disfarçada e cada vez mais acintosa em relação à classe trabalhadora.

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Publicado

09/14/2024

Como Citar

Nogueira Sobrinha, D. E. ., Martins da Silva, V., & e Silva Almeida, K. V. (2024). FINALIDADES EDUCATIVAS E PEDAGOGIAS: uma relação necessária. Revista Científica De Educação, 9(1), RCE, v. 9, 2024, ISSN 2526–4257, e24062. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/185