PRODUÇÃO DE SABERES: formação docente e construção da identidade profissional

Autores

  • Sara Lutéria Ribeiro Pereira Costa
  • Vanessa Martins da Silva
  • Karla Vitoriano e Silva Almeida

Palavras-chave:

Formação docente, Identidade profissional, Práxis pedagógica

Resumo

O objeto dessa pesquisa é a formação docente, delimitado na análise da importância da identidade profissional do docente. A pesquisa se justifica, visto que, a compreensão da formação e a construção da identidade moldam a visão e o papel do docente em sua práxis profissional na formação inicial e continuada de professores. O problema norteador da pesquisa é “De que maneira os processos de formação docente influenciam a construção da identidade profissional dos educadores no contexto atual, considerando os desafios contemporâneos da educação e a práxis pedagógica?”. O objetivo é analisar a importância e as influências da formação docente e a construção da identidade profissional no contexto atual. O procedimento metodológico adotado é de uma pesquisa qualitativa, analítica e teórica, sendo bibliográfica embasada nos autores, Curado Silva (2017); Pimenta (1999); Pimenta e Lima (2006); Nóvoa (1992); Freire (1996); Tardif (2002, 2014) e outros. Também é documental com análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). Os resultados da pesquisa demonstram que a formação docente e a identidade profissional são construídas ao longo da formação inicial e continuada, permitindo ao docente, refletir criticamente sobre a ação na ação.

Downloads

Publicado

09/14/2024

Como Citar

Ribeiro Pereira Costa, S. L. ., Martins da Silva, V. ., & e Silva Almeida, K. V. (2024). PRODUÇÃO DE SABERES: formação docente e construção da identidade profissional. Revista Científica De Educação, 9(1), RCE, v. 9, 2024, ISSN 2526–4257, e24061. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/184

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)