INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS: EXPERIMENTOS, CONJECTURAS E DESAFIOS
Palavras-chave:
Investigação, Matemática, GeoGebra, Ensino DesenvolvimentalResumo
Experimentar, conjecturar, formalizar e generalizar são os quatro pilares da Investigação Matemática, podendo ser desenvolvida, em particular, com o apoio do software GeoGebra. Desde que começou a ser introduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Goiânia (IFG/Goiânia), nas disciplinas de formação de professores, esta teoria tem despertado conjecturas nas diversas subáreas matemáticas: Determinantes, Lugares Geométricos, Funções Inversas, Operações e Raízes de Números Complexos, Soma de Vetores e Polígonos. Este trabalho propõe uma rápida exposição de alguns destes tópicos, como foram trabalhados em sala de aula e como o software ajudou no aprendizado significativo destes conteúdos. Nossa base teórica será o ensino desenvolvimental de Davydov que nasce do Materialismo Histórico Dialético, cujas premissas geraram uma perspectiva particular onde se desenvolveram suas bases: a aprendizagem se dá, inicialmente, do interpessoal para o intrapessoal; o papel da escola é ensinar conceitos científicos; a atividade precede a aprendizagem; a história do objeto deve ser compreendida; o caminho da boa aprendizagem é do abstrato para o concreto; o processo descritivo não contempla a aprendizagem significativa; a atividade deve atingir a essência do objeto; o método decorre do conteúdo; a motivação é importante para o ensino-aprendizagem dos conceitos científicos; conhecendo seu aluno sócio-cognitivamente, o professor associa ciência e cultura.