ARTICULANDO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA EM PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PERÍMETRO
Resumo
Este trabalho o resultado de uma pesquisa que buscou investigar a formao de conceitos matemicos em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do Colio Estadual PM localizado em Caiapia-GO em novembro de 2014 e um recorte da dissertao do programa de Mestrado em Educao para Cicias e Matemica do Instituto Federal de Educao, Cicia e Tecnologia de Goi - IFG, Cpus de Jata
O conteo abordado foi o conceito de ea e peretro de figuras planas, a base da geometria para as sies posteriores. Reflete a tentatica de reverter um ensino centrado em metodologias automicas, desprovidas de significados para o aluno por aquelas que os coloquem ativos no processo de aprendizagem.
Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como base teica a integrao da Teoria do Ensino Desenvolvimental proposta por Davydov, a Investigao Matemica embasada em Ponte, Brocardo e Oliveira (2013) e na utilizao do software Geogebra com o intuito de responder quest de pesquisa: quais as contribuies que esta integrao proporciona para a formao de conceitos matemicos?