ARTICULANDO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA EM PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PERÍMETRO

Autores

  • Kliver Moreira Barros
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz
  • Elivanete Alves de Jesus

Resumo

Este trabalho o resultado de uma pesquisa que buscou investigar a formao de conceitos matemicos em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do Colio Estadual PM localizado em Caiapia-GO em novembro de 2014 e um recorte da dissertao do programa de Mestrado em Educao para Cicias e Matemica do Instituto Federal de Educao, Cicia e Tecnologia de Goi - IFG, Cpus de Jata

O conteo abordado foi o conceito de ea e peretro de figuras planas, a base da geometria para as sies posteriores. Reflete a tentatica de reverter um ensino centrado em metodologias automicas, desprovidas de significados para o aluno por aquelas que os coloquem ativos no processo de aprendizagem.

Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como base teica a integrao da Teoria do Ensino Desenvolvimental proposta por Davydov, a Investigao Matemica embasada em Ponte, Brocardo e Oliveira (2013) e na utilizao do software Geogebra com o intuito de responder quest de pesquisa: quais as contribuies que esta integrao proporciona para a formao de conceitos matemicos?

Biografia do Autor

Kliver Moreira Barros

Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo IF Goiás - Jataí/GO (2015). Assessor Pedagógico, Coordenador dos Núcleos de Estágio e de Atividades Complementares e Extensão da Universidade de Rio Verde - Campus Caiapônia.

Duelci Aparecido de Freitas Vaz

Doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro-SP. Professor dos Programas de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Instituto Federal de Goiás e Faculdade de Inhumas-Goiás.

Elivanete Alves de Jesus

Doutora em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro-SP

Downloads

Publicado

12/02/2016

Como Citar

Moreira Barros, K. ., Aparecido de Freitas Vaz, D. ., & Alves de Jesus, E. (2016). ARTICULANDO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA EM PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PERÍMETRO. Revista Científica De Educação, 1(1), 98–130. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/9