SEXUALIDADE E MARCADORES DA DIFERENÇA: OLHAR O CORPO, ENXERGAR IDENTIDADES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA

Autores

  • Olcimar Ferreira Gomes
  • Ronaldo Manzi Filho

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Identidade, Escola, Rede de poder

Resumo

Esse estudo parte de uma questão que muitas vezes é deixado à margem do enfoque educacional: problemas de gênero e sexualidade. Tratamos essas questões como um dos marcadores de identidade; no caso, marcadores que se guiam por uma heteronormatividade. Assim, a escola será tratada como um dispositivo de poder que reproduz e perpetua uma rede de poder dos quais estamos submetidos sem percebermos. Propomos explorar esses jogos existentes nas desigualdades de gênero e sexualidade na escola utilizando-se principalmente dos estudos de Louro, que se guia, por sua vez, nas reflexões de Foucault. Refletiremos sobre as implicações do biopoder e da biopolítica nos marcadores sociais das diferenças em relação ao gênero e à sexualidade; traremos apontamentos sobre o corpo e sua identidade e como pensar outras possibilidades de marcação social na escola; por fim, realizaremos uma reflexão que tem a pretensão de nos tirar do lugar comum de reprodução de valores heteronormativos.

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Publicado

09/13/2024

Como Citar

Ferreira Gomes, O. ., & Manzi Filho, R. . (2024). SEXUALIDADE E MARCADORES DA DIFERENÇA: OLHAR O CORPO, ENXERGAR IDENTIDADES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA. Revista Científica De Educação, 7(1), RCE, v. 6, 2022, ISSN 2526–4257, e23046. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/165