SEXUALIDADE E MARCADORES DA DIFERENÇA: OLHAR O CORPO, ENXERGAR IDENTIDADES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA
Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Identidade, Escola, Rede de poderResumo
Esse estudo parte de uma questão que muitas vezes é deixado à margem do enfoque educacional: problemas de gênero e sexualidade. Tratamos essas questões como um dos marcadores de identidade; no caso, marcadores que se guiam por uma heteronormatividade. Assim, a escola será tratada como um dispositivo de poder que reproduz e perpetua uma rede de poder dos quais estamos submetidos sem percebermos. Propomos explorar esses jogos existentes nas desigualdades de gênero e sexualidade na escola utilizando-se principalmente dos estudos de Louro, que se guia, por sua vez, nas reflexões de Foucault. Refletiremos sobre as implicações do biopoder e da biopolítica nos marcadores sociais das diferenças em relação ao gênero e à sexualidade; traremos apontamentos sobre o corpo e sua identidade e como pensar outras possibilidades de marcação social na escola; por fim, realizaremos uma reflexão que tem a pretensão de nos tirar do lugar comum de reprodução de valores heteronormativos.