O CONCEITO DE QUILOMBO: HISTÓRIA E MEMÓRIA

Autores

  • Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite

Palavras-chave:

História Cultural, História, Memória, Quilombo

Resumo

Este trabalho consiste em uma reflexão sobre o método da história cultural, buscando explicitar a constituição histórica do conceito de quilombo, assim como, o significado dado aos quilombos pelos habitantes da cidade de Paranã-Tocantins. Nesse sentido, a pesquisa que resultou neste artigo visou compreender o processo de construção das memórias que dão identidade aos quilombos no contexto histórico em que foram constituídos. Assim, esta pesquisa é fruto de reflexões sistematizadas, com base em fontes bibliográficas e ancorada nos estudos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Maurice Halbwachs (2003) Alberti (2004), Koselleck (1992) Tiballi (2006) acerca da memória coletiva e da história cultural.

Biografia do Autor

Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite

Pedagoga; Mestre em Educação; Doutoranda pela PUC Goiás; Professora de Rede Municipal de Educação de Goiânia; Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História, Memória e Culturas em Diferentes Espaços Sociais.

Downloads

Publicado

12/21/2018

Como Citar

Edimaci Teixeira Barbosa Leite, M. . (2018). O CONCEITO DE QUILOMBO: HISTÓRIA E MEMÓRIA. Revista Científica De Educação, 3, e019010. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/30

Edição

Seção

Artigos