PROFESSOR DE APOIO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS:UMA PERSPECTIVA FORMATIVA

Autores

  • Josy Apolinário de Araújo Rosa Borges

Palavras-chave:

Inclusão, profissional de apoio, formação, políticas públicas

Resumo

Este artigo buscou entender como o professor de apoio é concebido na perspectiva da Educação Inclusiva no Estado de Goiás, desde o ano 2000 até os dias atuais, destacando ações e legislação pertinentes às escolas da rede estadual de educação e seus desdobramentos como Política Pública. A implantação do Programa Estadual de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva é o marco utilizado como ponto de partida para a análise apresentada neste artigo: a inclusão, a preocupação com a formação do profissional na função de professor de apoio, bem como as expectativas de continuidade e fortalecimento de ações inclusivas. Para tal entendimento, o procedimento utilizado foi de revisão bibliográfica, cujos dados foram levantados na Legislação Brasileira e Estadual, e que contou também com o acesso a obras de autores que versam sobre a temática da Educação, Inclusão e Formação de Professores. Como resultado, são apontados avanços e retrocessos da educação inclusiva em Goiás, propondo a necessidade da continuidade de pesquisas, estudos e discussões sobre o assunto em questão.

Biografia do Autor

Josy Apolinário de Araújo Rosa Borges

Mestranda em Educação – FacMais (Bolsa Capes); Professora da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

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Publicado

04/22/2021

Como Citar

Apolinário de Araújo Rosa Borges, J. (2021). PROFESSOR DE APOIO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS:UMA PERSPECTIVA FORMATIVA. Revista Científica De Educação, 5(1), e021034. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/57