O ENSINO DOS NÚMEROS REAIS: DIFICULDADES EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DO CONCEITO DE NÚMERO REAL

Autores/as

  • Leonardo Antônio Souto

Palabras clave:

História da Matemática, ensino de números reais

Resumen

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise histórica e epistemológica do conceito de números reais e o desenvolvimento desse conceito ao longo da história até chegar nas definições atuais presentes em objetos matemáticos que tiveram alguma influência na sua formação. O estudo será realizado sob a perspectiva da teoria histórico-cultural, cuja origem epistemológica está no materialismo histórico dialético, o que permite concluir que o desenvolvimento dos números foi marcado pelas diferentes formas de se trabalhar com as representações numéricas, sendo o conceito atual de número real o resultado de uma excursão de 25 séculos que contou com contribuições de diferentes civilizações em diversos momentos históricos.

Biografía del autor/a

Leonardo Antônio Souto

Doutorando pela PUC-Go; Mestre em Matemática – UFG; Professor da UEG, campus Cet e da PUC Goiás. 

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Antônio Souto, L. . (2018). O ENSINO DOS NÚMEROS REAIS: DIFICULDADES EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DO CONCEITO DE NÚMERO REAL. Revista Científica De Educação, 3, e019007. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/28