O PAPEL DA ESCOLA E O TRABALHO PEDAGÓGICO: apontamentos pela Tendência Histórico-Crítica

Autores/as

  • Dayane Rita da Silveira

Palabras clave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Escola, Trabalho pedagógico, Emancipação

Resumen

O homem necessita de bens culturais para ser capaz de modificar o meio em que vive e desfazer as amarras com a desigualdade e a alienação que comprometem seu desenvolvimento humano. Com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, evidenciamos que a escola e o trabalho pedagógico realizado pelo professor têm papel fundamental na emancipação do ser social e na promoção de possibilidades para a transformação das relações sociais vigentes. Faz-se necessário, portanto, pensar em um didática que dê sentido aos conhecimentos oferecidos pela escola e que possibilite aos alunos aprenderem, de fato, para a vida. Isso se torna possível integrando o conhecimento científico com o que o aluno já traz da sua vivência de mundo, resultando, assim, em uma nova elaboração. Este artigo, resultado de uma revisão bibliográfica, tem o objetivo de explicitar o papel da escola e do fazer pedagógico realizado pelo professor à luz da Pedagogia Histórico-Crítica a fim de contribuir para a transformação da sociedade em um espaço mais justo e igualitário. Espera-se poder contribuir para reflexões acerca das relações vigentes na sociedade e refletir sobre as contribuições da tendência Histórico-Crítica para a formação de um sujeito com uma visão mais crítica e emancipadora.

Publicado

2024-09-14

Cómo citar

Rita da Silveira, D. (2024). O PAPEL DA ESCOLA E O TRABALHO PEDAGÓGICO: apontamentos pela Tendência Histórico-Crítica. Revista Científica De Educação, 9(1), RCE, v. 9, 2024, ISSN 2526–4257, e24064. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/189