A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA A PARTIR DA CENTRALIDADE DO TEXTO
Palabras clave:
PIBID, Gêneros textuais, Centralidade do texto, Ensino de língua portuguesa e literaturaResumen
A presente pesquisa busca compreender de que modo o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir para formação dos futuros professores. Para tanto, este trabalho se propõe a analisar as experiências de três estudantes do curso de Letras-Português da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, apontando como as atividades com centralidade no texto, a partir dos gêneros textuais e da literatura promovem uma formação docente pautada na perspectiva dialógica da língua. A pesquisa se deu a partir das intervenções realizadas mais especificamente em duas escolas de Educação Básica na cidade de Picos, Estado do Piauí, sob a supervisão da coordenação da área de Letras do programa em questão. Para fundamentar e orientar a prática da iniciação docente dos estudantes nas escolas autores como Antunes (2007), Bakhtin (2020), Bortoni-Ricardo (2004), Geraldi (1984), Faraco (1984), Marcuschi (2008). A partir das práticas que orientaram os relatos dos estudantes pibidianos, esta pesquisa evidencia que o ensino de língua e de literatura a partir da perspectiva dos gêneros textuais incentiva os estudantes a se inserirem nas diferentes práticas sociais de uso da língua, tendo em vista que tal perspectiva de ensino possibilita o contato direto com as mais diversas situações de comunicação e obras literárias.