TEATRO ESCOLAR E FORMAÇÃO HUMANA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • Weyber Rodrigues de Souza

Palabras clave:

Teatro Escolar, Vygotsky, Teoria Histórico-Cultural

Resumen

O presente texto tem por objetivo realizar uma breve análise das manifestações do teatro escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky (1896-1934). Para isso, o primeiro momento do texto discute as finalidades do teatro no contexto escolar, identificando elementos da teoria histórico-cultural que contribuem para uma pedagogia do teatro. O segundo momento revela a proximidade de Vygotsky com o teatro e os fortes indícios relacionais de sua teoria com a arte teatral desenvolvida na escola de educação básica. De modo geral, observou-se o aparecimento de alguns elementos importantes da teoria de Vygotsky nos autores que justificam o teatro no contexto escolar, a saber: aprendizagem mediada; relação social; linguagem; signos e criatividade.

Biografía del autor/a

Weyber Rodrigues de Souza

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Professor da Educação Básica – Secretaria Estadual de Educação/Goiás. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Pensamento Educacional Brasileiro – GEPPEB/PPGE/PUC Goiás. 

Publicado

2018-04-06

Cómo citar

Rodrigues de Souza, W. . (2018). TEATRO ESCOLAR E FORMAÇÃO HUMANA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Científica De Educação, 2(1), 35–46. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/17