ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM: FORMAÇÃO HUMANA NA LITERATURA INFANTIL

Autores/as

  • Laiza da Silva Sousa
  • Cristyane Batista Leal

Palabras clave:

Formação humana, Literatura infantil, Formação de leitores, Mediação, Leitores críticos

Resumen

O presente trabalho é desenvolvido como uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como tema a literatura na educação infantil como alternativa para a formação de leitores críticos e reflexivos. Por muitas vezes, quando se fala em literatura logo se associa como uma ferramenta para auxiliar na leitura, escrita para apreensão de conteúdos ou como uma forma de se ensinar códigos morais. Este trabalho pretende refletir sobre a forma como a literatura infantil vem sendo trabalhada na escola. A questão problema que norteia o texto é: como a literatura infantil nos anos iniciais da educação infantil pode contribuir para a formação de leitores? O artigo discute, a partir das contribuições de Candido (1972-2004), as funções da literatura na formação do ser humano; com Lajolo (1993) reforça a importância da literatura na formação de leitores na escola. Analisamos o livro Enquanto seu lobo não vem, de Guimarães (2020). Com Perrotti (1986) e Coelho (2000) discutimos o utilitarismo e moralização da literatura infantil defendendo-a como a arte da palavra.

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

da Silva Sousa, L. ., & Batista Leal, C. . (2024). ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM: FORMAÇÃO HUMANA NA LITERATURA INFANTIL. Revista Científica De Educação, 7(1), RCE, v. 7, 2022, ISSN2526–4257, e23044. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/163