Sobre a Revista

Histórico do Periódico

A criação da Revista Científica de Educação - RCE, no ano de 2016, esteve integrada ao processo de ampliação das ações da Faculdade de Inhumas destinadas à formação de profissionais para a área da Educação e, mais especificamente, vinculada ao processo de implantação do Mestrado em Educação nesta Instituição. Estes dois projetos, criação do Mestrado em Educação e da Revista Científica de Educação, surgem simultaneamente, como resultado da proposição de Institucionalização, na Faculdade de Inhumas, de uma instância acadêmica integrada e colaborativa, envolvendo a pesquisa e o ensino na graduação e na pós-graduação destinados à formação de professores.

A Faculdade de Inhumas já contava com o Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação – NUPEP, responsável pela coordenação da pesquisa e da pós-graduação lato sensu na Instituição. Com o processo de ampliação das ações destinadas à formação de profissionais para a área da Educação, contemplando o ensino e a pesquisa, foi implantado, em 2015, o Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPE.

Assim, a Revista Científica de Educação, estruturada de acordo com as normas editoriais da Associação Brasileira de Editores e com os critérios de avaliação Qualis CAPES, para periódicos da área da Educação, foi inaugurada no ano de 2016, com a publicação de sua primeira edição.
No ano de 2018 a RCE passou por uma reestruturação editorial e de formato de suas publicações, aderindo ao sistema de publicação contínua e alterando a composição de sua Equipe Editorial.

Periodicidade

A Revista Científica de Educação  (RCE) , a partir do volume 3 de 2018, passa a adotar o sistema publicação contínua,o que significa que os artigos submetidos à RCE para publicação, após aprovados pelos pareceristas ad hoc, serão publicados, sequencialmente, em   volumes anuais.

 

Foco e escopo

A Revista Científica de Educação é um periódico científico, especializado na área de Educação, editada pela Faculdade de Inhumas – FacMais. Sendo um periódico multitemático, tem como propósito contribuir com a difusão do conhecimento produzido no campo da Educação e com a atualização do debate que se realiza neste campo. As seções editorias da RCE são: Artigos – espaço destinado à publicação de artigos multitemáticos, decorrentes de estudos investigativos vinculados à área de educação; Em debate – seção destinada ao atendimento de demandas contínuas do debate contemporâneo de temas educacionais, com publicação de trabalhos acadêmico-científicos em diferentes formatos: ensaios; resenhas comentadas; relatórios de pesquisa; sínteses de dissertações e de  teses; relatos de experiência. A Revista Científica de Educação está aberta à publicação de trabalhos inéditos que tomem como objeto temas pertinentes ao campo da Educação, especialmente relacionados a Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos, Instituições e Políticas educacionais.