FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA

Autores

  • Osvaldo José Sobral

Palavras-chave:

Formação Humana, Formação de Professores, Sexualidade, Diversidade, Educação Sexual na Escola

Resumo

Este texto tem por objetivo primordial apresentar uma discussão acerca de questões relativas à formação humana, presente nos cursos de formação de professores, pautada na “diversidade humana”, em um sentido amplo, e “educação sexual na escola”, no âmbito singular. Para tanto, foi realizada uma investigação bibliográfica que pesquisou as seguintes referências: Almeida et al. (2007); Amaral e Rabelo (2003); Bock (2006); Costa (2002); Denari (2006); Ferre (2001); Freitas (2006); Furlani (2003); Goodson e Cavalcanti (2003); Lins e Santiago (2001); Madeira (2001); Marques e Marques (2003); Rego (2011); Vitiello (2000); entre outras. Assim, discutiu-se: educação direcionada para a formação humana; formação de professores para a diversidade; e educação sexual na escola. Enfim, evidencia-se a relevância da existência de cursos de formação de professores – Licenciaturas e Pedagogia – voltada para a formação humana e a diversidade. Vale destacar que a eficiência de tais formações refletirá na possibilidade de realização de uma Educação Sexual de qualidade na escola. E, que é possível idealizar uma sexualidade humana vivenciada na “relação” entre pessoas, manifestada de maneira genuína e íntegra, sem que isto venha a se transformar em algum prejuízo de ordem acadêmica, afetiva, corporal, financeira, moral, profissional, psicológica, trabalhista, político-ideológica ou social para qualquer sujeito sexuado.

Biografia do Autor

Osvaldo José Sobral

Psicólogo e Especialista em Docência Universitária, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-UFG). Já atuou como Gestalt-Terapeuta, tendo experiência com psicoterapia, aconselhamento psicológico e orientação vocacional/profissional, de adolescentes e adultos. E, atualmente, é docente da FacMais – Unidade Acadêmica de Inhumas, atuando como professor e membro dos Núcleos Docentes e Estruturantes (NDE), dos Cursos de Enfermagem, Pedagogia e Psicologia.

Downloads

Publicado

11/24/2021

Como Citar

José Sobral, O. (2021). FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA. Revista Científica De Educação, 6(1), e022041. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/79