A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL TRADUTOR-INTÉRPRETE DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA (TILSP): UMA TRAJETÓRIA DE INVESTIMENTOS E DESVALORIZAÇÃO

Autores

  • Giovane dos Santos Brito

Palavras-chave:

Formação, TILSP, Trajetória profissional

Resumo

Socialmente, o número de surdos presentes em diferentes espaços têm crescido e grandes avanços com o intuito de assegurar acessibilidade a esses têm sido realizados. Contudo, a figura do profissional Tradutor intérprete de Libras e Língua Portuguesa, se consolida a partir da Lei n.º 12.319, sancionada em 2010, configurando-se como o profissional responsável por participar do processo de garantia de acesso à comunicação, informação e à educação, como ressalta o Decreto n.º 5.626, promulgado no ano de 2005. Por essa razão, a partir de um estudo bibliográfico, após adquirir conteúdos acerca do exercício do profissional TILSP, através do Curso de Extensão de Formação Continuada deste profissional, no INES e debruçado sobre diversos estudos (ANTONIO, MOTA & KELMAN, 2015; BELÉM, COSTA & ANTONIO, 2018; LACERDA, 2010; GIAMLOURENÇO, 2018, entre outros), pretendeu-se, a partir deste trabalho, revelar o percurso histórico dos TILSP que obtiveram o reconhecimento enquanto categoria somente a partir de 2010 e, posteriormente, discorrer sobre o percurso de busca por formação continuada pela categoria. Consequentemente, com a finalidade de refletir acerca da depreciação profissional encarada pelos TILSP, a pesquisa contribuiu para a exposição da grande desvalorização deste profissional, apesar de possuírem uma trajetória profissional marcada por lutas e importantes transformações.

Biografia do Autor

Giovane dos Santos Brito

Graduando em Pedagogia, com ênfase na Educação de Surdos, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC). Tradutor-Intérpete de Libras e Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé.

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Publicado

11/04/2021

Como Citar

dos Santos Brito, G. . (2021). A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL TRADUTOR-INTÉRPRETE DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA (TILSP): UMA TRAJETÓRIA DE INVESTIMENTOS E DESVALORIZAÇÃO. Revista Científica De Educação, 6(1), e022040. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/78