A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO ENSINO SUPERIOR EM JORNALISMO NO BRASIL

Autores

  • Tatiana Carilly Oliveira Andrade

Palavras-chave:

educação, jornalismo, ensino superior, história

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar por meio de pesquisa bibliográfica, a construção histórica do ensino superior no Brasil e seus impactos na formação do campo acadêmico e profissional do jornalismo, observando as relações de poder exercidas em diferentes instâncias, sejam elas política, econômica e cultural, que possibilitaram a constituição do saber/campo jornalístico. Assim foi possível observar como se deu o surgimento dos primeiros cursos de graduação em jornalismo no país, de que discursos se valeram cada uma das diretrizes que antecederam a atual e seus impactos na formação acadêmica do jornalista, além de vislumbrar a reinvenção do saber/campo jornalístico no atual solo epistemológico nutrido pelo uso das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Tatiana Carilly Oliveira Andrade

Jornalista e Pedagoga, mestre em Comunicação Social (UFG), doutora em Educação (PUC-GO), professora e coordenadora de curso no ensino superior (UniAraguaia)

Downloads

Publicado

04/22/2021

Como Citar

Carilly Oliveira Andrade, T. (2021). A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO ENSINO SUPERIOR EM JORNALISMO NO BRASIL. Revista Científica De Educação, 5(1), e021025. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/56