DOS EXCLUOS RAZS DA EXCLUS DIGITAL

Autores

  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar UFG
  • Joana Peixoto

Palavras-chave:

tecnologias e educação, inclusão digital via ambiente escolar, tecnocentrismo

Resumo

O presente artigo discute inclus digital via ambiente escolar como estratia do estado neoliberal para alinhar os programas educacionais demandas econicas. Segundo orientaes das policas plicas para inclus digital, as tecnologias de informao e de comunicao adentram a escola como recursos para promover a ascens social e melhoria da qualidade de vida por gerar inovao, motivao e mudans pedagicas. Na vertente dialica para anise do conceito de inclus digital, fazemos a crica ao determinismo tecnolico como fundamento que procura ocultar a contradio que estem sua base, desviando o foco para o sujeito excluo e n para a exclus das desigualdades, que culmina na alienao social. Assentadas em uma lica de mundo excludente, as aes para inclus digital geram as desigualdades que as policas inclusivas procuram equacionar.

Biografia do Autor

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, UFG

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; mestre em Biologia
pela Universidade Federal de Goiás (UFG); licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela
Universidade Católica de Goiás; pesquisadora do Kadjót - grupo de estudos e pesquisas sobre
as relações entre as tecnologias e a Educação - e da REPPID - Rede Goiana de Pesquisa em
Políticas Públicas e Inclusão Digital. Professora adjunta do Departamento de Educação em
Ciências do Instituto de Ciências Biológicas da UFG.

Joana Peixoto

Pedagoga; mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás; doutora em Ciências
da Educação pela Universidade Paris 8; professora no Mestrado em Educação para Ciências e
Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; e colaboradora
no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

12/02/2016

Como Citar

Daniela Lima Figueiredo Echalar, A. ., & Peixoto, J. . (2016). DOS EXCLUOS RAZS DA EXCLUS DIGITAL. Revista Científica De Educação, 1(1), 41–54. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/5

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)