AS LEIS DE MERCADO E O DIRECIONAMENTO DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
ensino, estado, cidadania, desigualdade, liberdade, justiça socialResumo
O desenvolvimento do presente estudo tem por objetivo analisar a educação como instrumento de estratificação social, além de estudar o fenômeno do dualismo que permeia o ensino no Brasil, pesquisando os impactos do Neoliberalismo e dos poderes político e econômico na organização didático pedagógica da escola, na escolha dos conteúdos e formação curricular. Não se pode ensinar “tudo”, então, são escolhidos determinados conjuntos de saberes que necessariamente expressam um conjunto de crenças e valores que são considerados necessários e úteis para a vida em sociedade, estas escolhas não são politicamente nem ideologicamente neutras, pois expressam os valores de um determinado grupo social. Por um lado, alguns defendem uma educação que se impõe "de fora", e implica uma pedagogia da disciplina, onde não se consultam os interesses sociais, e sim os econômicos, e se verifica nas sociedades onde a mobilidade social no sentido vertical é baixa ou inexistente, e que concorre, consciente ou inconscientemente para a manutenção do status quo. De outro lado, existem os que defendem uma educação que promova o desenvolvimento de suas potencialidades físicas e intelectuais, onde os princípios da autoridade e da disciplina rígida são substituídos pelos princípios da liberdade e do interesse.