AS CRIANÇAS E SUAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Infância, Prática pedagógicaResumo
Este trabalho teve o objetivo analisar a transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Como referencial teórico-metodológico esta pesquisa considerou, entre outros, os trabalhos de Kramer (2011) Kramer e Leite (2011); Kramer, Nunes e Corsino (2011), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do Estágio Supervisionado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental-Fase I (2015 e 2016). Questionou-se: Qual a concepção de criança e de infância que norteiam a prática pedagógica nessas instituições de ensino? A escola compreende a importância da brincadeira no processo de desenvolvimento da criança? A partir desta pesquisa, é possível destacar que as escolas ainda não preparam este processo de transição, as crianças são consideradas como alunos, e se deparam com uma realidade totalmente diferente da vivenciada há alguns meses na Educação Infantil.