AS CRIANÇAS E SUAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Goretti Quintiliano Carvalho

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Infância, Prática pedagógica

Resumo

Este trabalho teve o objetivo analisar a transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Como referencial teórico-metodológico esta pesquisa considerou, entre outros, os trabalhos de Kramer (2011) Kramer e Leite (2011); Kramer, Nunes e Corsino (2011), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do Estágio Supervisionado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental-Fase I (2015 e 2016). Questionou-se: Qual a concepção de criança e de infância que norteiam a prática pedagógica nessas instituições de ensino? A escola compreende a importância da brincadeira no processo de desenvolvimento da criança? A partir desta pesquisa, é possível destacar que as escolas ainda não preparam este processo de transição, as crianças são consideradas como alunos, e se deparam com uma realidade totalmente diferente da vivenciada há alguns meses na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Maria Goretti Quintiliano Carvalho

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás; Professora da Universidade Estadual de Goiás –UEG - Câmpus São Luiz de Montes Belos.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Goretti Quintiliano Carvalho, M. (2022). AS CRIANÇAS E SUAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Científica De Educação, 2(2), 42–54. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/38