DESIGUALDADES ESCOLARES E DESIGUALDADES SOCIOCULTURAIS: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE BOURDIEU

Autores

  • Selma Regina Gomes

Palavras-chave:

Bourdieu, exclusão social, escola

Resumo

O presente texto resulta de uma análise fílmica, fundamentada em estudos realizados pelo cientista, sociólogo e antropólogo, Pierre Bourdieu. O elemento impulsionador da reflexão é o filme “Escritores da Liberdade”, que retrata a história de jovens com influências e condutas ditas “reprováveis” que frequentam o Ensino Médio em uma escola americana. Objetiva-se analisar as condições de marginalização vivenciadas pelos estudantes à luz de alguns conceitos de Bourdieu, com intuito de compreender os mecanismos socioculturais que comandam a dinâmica do sistema escolar fazendo dele um instrumento de reprodução e legitimação da cultura dominante.

Biografia do Autor

Selma Regina Gomes

Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro –GEPPEB – PUC Goiás.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Regina Gomes, S. (2022). DESIGUALDADES ESCOLARES E DESIGUALDADES SOCIOCULTURAIS: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE BOURDIEU. Revista Científica De Educação, 2(2), 04–14. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/35