REGÊNCIA DO VERBO “ASSISTIR” NO SENTIDO DE “VER”, PRESENCIAR”: norma e uso em confronto

Autores

  • Cirlene Pereira dos Reis Almeida

Palavras-chave:

gramática tradicional, gramática descritiva, verbo assistir

Resumo

Este estudo verifica e compara as divergências referentes à gramática tradicional e à gramática descritiva, buscando mostrar essas duas concepções de estudos da língua. Conceitua regência verbal, tomando-se como pressuposto definições mais convencionais, bem como outras mais voltadas para o campo da linguística. Discorre acerca de algumas especificidades de verbo "assistir,” no sentido de ''ver,,, "presenciar, confrontando aspectos relacionados ao seu uso, tanto no que se refere à fala quanto à escrita. No que se refere à obtenção de dados do primeiro aspecto, utiliza-se de entrevistas; para o segundo, a produção de textos. Aponta como principais resultados: a) Dos grupos pesquisados, uma minoria faz uso da preposição, tanto no que diz respeito à oralidade quanto à escrita; b) É preciso haver um processo de relativização entre essas duas visões; e) Os professores de língua portuguesa devem ater-se a esse fato, de maneira a buscarem subsídios diversos que mostrem a língua em todas as suas especificidades.

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Publicado

09/14/2024

Como Citar

Pereira dos Reis Almeida, C. (2024). REGÊNCIA DO VERBO “ASSISTIR” NO SENTIDO DE “VER”, PRESENCIAR”: norma e uso em confronto. Revista Científica De Educação, 9(1), RCE, v. 9, 2024, ISSN 2526–4257, e24068. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/195

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