FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Finalidades educativas, História, avaliações externasResumo
O presente artigo dar-se-á por meio de uma análise crítica acerca do que são as finalidades educativas escolares e como elas poderão e como são compreendidas no ensino de História do ensino fundamental, especificamente no 5° ano, em anos de avaliações externas. Apresenta-se uma discussão acerca das políticas públicas educacionais do ensino fundamental, e como essas políticas são pautadas na quantificação do ensino em vez de buscar a qualidade do ensino em todas as disciplinas, não somente uma disciplina específica. As políticas neoliberais, por meio do Banco Mundial e demais organizações multilaterais, estão cada vez mais focadas em fazer com que as disciplinas que levam à criticidade e autonomia do sujeito sejam cada vez mais desvalorizadas, dando foco somente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, pois são essas disciplinas cobradas nas avaliações externas realizadas em Estados e Municípios, fazendo com que alunos e professores sofram com as tensões dessas avaliações externas.Tem-se por objetivo analisar o que são as finalidades educativas escolares e quais são as finalidades do ensino de História para alunos do 5° ano do ensino fundamental em ano de avaliações externas. A pesquisa é do tipo bibliográfica, amparada nos estudos de Libâneo (2023, 2018); Freitas (2022, 2018); Bittencourt (2018); Oliveira (2022) entre outros. Ao fim, evidencia-se que o ensino de História se faz necessário, pois contribui para a formação de sujeitos críticos que são capazes de compreender diversos temas que permeiam a sociedade brasileira, contribuindo para compreensão social, o que desperta o desejo da transformação social. Por isso advoga-se a favor da disciplina de história, que esta seja trabalhada no 5º ano do ensino fundamental de forma efetiva mesmo nos anos de avaliações externas.