A CONTÍSTICA DE BARIANI ORTENCIO: cultura como educação

Autores

  • Lilian de Castro Junqueira

Palavras-chave:

Literatura, Formação Humana, Goianidade

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise das representações peculiares do autor Bariani Ortencio (1924-2024). O objetivo precípuo é destacar sua representatividade na divulgação da cultura goiana por meio de suas múltiplas atividades literárias, enfatizando a que mais lhe conferia mais dedicação libidinal era de escritor regionalista e folclorista. Seus contos regionalistas foram objeto da tese O conto de Bariani Ortencio e os sentidos de Goianidade, concluída pela autora desse texto, em 2019 no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). A perspectiva para a escolha da temática foi a identificação de que Ortencio, tanto quanto Guimaraes Rosa, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, com seus estilos literários valorizavam a cultura regional,. A tese anunciada é de natureza qualitativa, de metodologia, eminentemente, bibliográfica. E o método, o caminho, adotado é o Praxiológoco, do sociólogo francês, Pierre Bourdieu (1996; 2001; 2002; 2004 e 2006)2. Para dialogar sobre o tema, particularmente, a relação entre literatura e formação humana, constam textos do sociólogo da literatura Antonio Candido (2000;2002 e 2011) e de Roger Chartier (2011; 2013), além de outros autores como, por exemplo, Lygia Chiappini (2017). Um destaque importante refere-se ao fato de que na finalização da tese Bariani Ortencio estava com 94 anos e, a escrita desse texto conjuga, em grande medida uma justa homenagem ao inspirador temático, que faleceu em 15 de dezembro de 2023, deixando a herança de mais de 50 livros publicados, e uma novela que estava sendo editada e está com previsão de lançamento o mês de julho de 2024.

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Publicado

09/14/2024

Como Citar

de Castro Junqueira, L. (2024). A CONTÍSTICA DE BARIANI ORTENCIO: cultura como educação. Revista Científica De Educação, 9(1), RCE, v. 9, 2024, ISSN 2526–4257, e24063. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/188