ENSINA-SE LITERATURA?

Autores

  • Dirce Maria da Silva
  • Wiliam Alves Biserra
  • Eunice Nóbrega Portela

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Educação literária, Políticas Educacionais, Educação Básica

Resumo

O presente texto tem por objetivo discorrer sobre o ensino de Literatura no contexto da Educação Básica, estabelecendo uma análise comparativa, buscando identificar semelhanças, diferenças ou possíveis pontos de conflito nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular quanto ao desenvolvimento da leitura literária e do ensino de Literatura. Como disciplina inerente ao campo das artes, ao migrar para a esfera pedagógica, como matéria de conhecimento e aprendizagem da área de Humanidades, a Literatura passou a suscitar reivindicações mais efetivas, concomitante ao desenvolvimento da leitura literária. A partir de 2017 o termo “ensino” de Literatura passou a dar lugar à expressão “leitura literária” compreendida como caminho a ser construído dentro de um processo contínuo de formação, que não pode ser ensinado, mas articulado por um conjunto de leitores e textos, que, por conseguinte, precisa ir além da leitura fragmentada de excertos de obras presentes nos livros didáticos.

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Publicado

09/14/2024

Como Citar

da Silva, D. M., Alves Biserra, W. ., & Nóbrega Portela, E. . (2024). ENSINA-SE LITERATURA?. Revista Científica De Educação, 9(1), RCE, v. 9, 2024, ISSN 2526–4257, e24059. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/182