ENSINA-SE LITERATURA?
Palavras-chave:
Leitura, Literatura, Educação literária, Políticas Educacionais, Educação BásicaResumo
O presente texto tem por objetivo discorrer sobre o ensino de Literatura no contexto da Educação Básica, estabelecendo uma análise comparativa, buscando identificar semelhanças, diferenças ou possíveis pontos de conflito nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular quanto ao desenvolvimento da leitura literária e do ensino de Literatura. Como disciplina inerente ao campo das artes, ao migrar para a esfera pedagógica, como matéria de conhecimento e aprendizagem da área de Humanidades, a Literatura passou a suscitar reivindicações mais efetivas, concomitante ao desenvolvimento da leitura literária. A partir de 2017 o termo “ensino” de Literatura passou a dar lugar à expressão “leitura literária” compreendida como caminho a ser construído dentro de um processo contínuo de formação, que não pode ser ensinado, mas articulado por um conjunto de leitores e textos, que, por conseguinte, precisa ir além da leitura fragmentada de excertos de obras presentes nos livros didáticos.