A CULTURA REGIONAL E O LETRAMENTO: UM ESTUDO DA VIDA E OBRA DO CORDELISTA ZEZÉ FOLHETEIRO

Autores

  • Renata Minelli da Silva
  • Cleonildo Mota Gomes Júnior

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento Literário, Literatura de Cordel, Zezé Folheteiro

Resumo

ALiteratura de Cordel é uma manifestação cultural literária, nascida no nordeste
brasileiro e que faz parte da prática do letramento literário, um processo resultante do
ato de ensinar e aprender dentro das práticas sociais, uma forma de internalização da
leitura que reflete na escrita. Diante deste contexto, o presente artigo objetivou verificar
como a literatura de cordel, a partir das obras de Zezé Folheteiro, contribui para o
processo da alfabetização e letramento. Buscou-se identificar a real possibilidade de
suas obras expressarem valores sociais e culturais à alfabetização e ao letramento, a
sua contribuição para esses conhecimentos e a valorização do Letramento Literário.
Aplicou-se a abordagem da pesquisa bibliográfica, através das concepções de Freire
(1978, 2003, 2007, 2009 e 2011), Soares (2001, 2010, 2012 e 2017), Cosson (2006 e
2014), Kleiman (1995), Solé (1998) e Tfouni (1995), que foram cruciais para fundamentar
sobre o processo de alfabetização e letramento, e a relevância do letramento literário.
O estudo contou também com a pesquisa documental e análise crítica e reflexiva das
obras de Zezé Folheteiro a partir de um estudo de caso. Constatou-se que as obras de
Zezé Folheteiro são um exemplo do processo de letramento onde o artista adquiriu
conhecimento através da sua vivência e contato com o mundo, compreendendo-se que
o letramento é uma ferramenta que resgata os preceitos socioculturais, não se
desligando da escolarização, mas que coincide com os valores e conhecimentos
externos.

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Publicado

09/14/2024

Como Citar

Minelli da Silva, R. ., & Mota Gomes Júnior, C. . (2024). A CULTURA REGIONAL E O LETRAMENTO: UM ESTUDO DA VIDA E OBRA DO CORDELISTA ZEZÉ FOLHETEIRO. Revista Científica De Educação, 9(1), RCE, v. 9, 2024, ISSN 2526–4257, e24055. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/178