ADEQUAÇÃO E USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO PERÍODO REMOTO
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Ensino remoto, Covid-19, TecnologiaResumo
O objetivo deste artigo é mostrar como o conhecimento foi disseminado no
contexto da pandemia de Covid-19 e como os docentes se adaptaram ao uso das
Tecnologias da Informação e Comunicação (doravante, TICs) no processo de ensino
e aprendizagem neste momento de crise sanitária e humanitária. Para tanto,
investigamos através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, como as instituições
de ensino se reestruturaram e se reconstruíram no período do isolamento social,
quando as atividades pedagógicas foram continuadas através do ensino remoto. O
estudo fundamenta-se nos escritos dos autores Boaventura de Sousa Santos (2020;
2006), António Nóvoa (2014), Moita Lopes (2008) entre outros. Os resultados apontam
que o processo pedagógico no período remoto teve que ser reinventado, planejado
com novos olhares pelos docentes e que as ferramentas tecnológicas da comunicação
e informação estarão recorrentemente presentes em suas práticas cotidianas.