O JOGO NA COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA

Autores

  • José Jiordanny Santos Lima
  • Maria Fabiana Farias de Alencar
  • Maria Lucinete Campos de Lima

Palavras-chave:

Jogos, Alunos, Regras, Sala de aula

Resumo

Uma das maiores dificuldades dos alunos na disciplina de Matemática, principalmente da EJA, é compreender os enunciados dos problemas matemáticos. O jogo pertence ao nosso contexto cultural e proporciona aos jogadores a compreensão dos problemas que envolve suas regras. Dessa forma o objetivo desse trabalho é compreender de que forma o jogo pode ser utilizado como instrumento para facilitar a aprendizagem do aluno, na compreensão e resolução de problemas matemáticos. A metodologia foi direcionada para a Revisão de Literatura através da pesquisa bibliográfica de autores como: Farias ( 2010), Grando (2000), e Moura (2011) dentre outros que se fizeram necessários durante a elaboração do trabalho, tendo como fonte de pesquisa livros, artigos e outros materiais da internet, com o cuidado de buscar bases de dados confiáveis como o Google Acadêmico, a Scielo, entre outros. Os resultados apontaram a eficácia do jogo na aprendizagem da Matemática e apontaram a necessidade de mais estudos sobre uma forma mais dinâmica de abordagem no ensino da Matemática.

Downloads

Publicado

09/14/2024

Como Citar

Jiordanny Santos Lima, J. ., Farias de Alencar, M. F. ., & Campos de Lima, M. L. (2024). O JOGO NA COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA. Revista Científica De Educação, 8(1), RCE, v. 8, 2023, ISSN 2526–4257, e24052. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/175