COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NO PERÍODO PANDÊMICO
Palavras-chave:
Pandemia, Aulas online, Tecnologias, Proposta Pedagógica, FamíliaResumo
A enormidade de problemas advindos da pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo afetou a área educacional. Medidas austeras de isolamento social, interrupção das atividades da vida cotidiana, e, principalmente a suspensão das aulas presenciais constituiu uma problemática para as escolas. Objetivou-se neste estudo, analisar a importância do trabalho do coordenador pedagógico durante o período de aulas remoto. No enfrentamento dos desafios assumiu relevância as estratégias de adequação dessa atuação no acompanhamento e assessoria aos docentes visando a consolidação da Proposta Pedagógica. A compreensão das mudanças que influenciaram no método de aulas online, as dificuldades apresentadas pelo corpo docente, bem como a interação e participação dos alunos e famílias na utilização da plataforma digital se evidenciaram. Nesta pesquisa, optou-se por um percurso metodológico adotando o método misto com abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se o questionário semiestruturado com questões coletadas no ambiente escolar. O objeto de estudo consistiu em quatro unidades escolares periféricas pertencentes à rede estadual de Goiás. A análise dos dados pautou-se nos relatos associados às condições inerentes de cada escola e às tecnologias digitais disponíveis. Os resultados revelaram que nas falas e vivências dos CP’s a educação não estava apta a ministrar aulas à distância devido a ineficiência das redes digitais e despreparo dos docentes. Houve uma readequação do espaço escolar embora, com participação insuficiente da família e evidente desinteresse dos alunos. Conclui-se, contudo, que a partir da mobilização do CP, tornou-se possível adequar, compartilhar os aplicativos digitais e minimizar o prejuízo do ensino e aprendizagem na pandemia.