O PAPEL DO ESTUDANTE EM HERBART E DAVYDOV: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Finalidade da Educação, Aprendizagem, Herbart, DavydovResumo
Este artigo versa sobre as teorias pedagógicas de Herbart e Davydov e o papel do estudante segundo os conceitos dos dois teóricos, visando identificar suas contribuições para a educação contemporânea. Herbart (1776-1841), considerado o pai da didática, promoveu uma instrução educativa fundamentada no tripé governo, disciplina e educação que, além de subordinar os múltiplos fins do ensino estético e literário e do ensino matemático e científico à formação do caráter, serviu como meio essencial da educação moral. Davydov (1930-1998) buscou, por meio de sua pedagogia teórico-cultural, o desenvolvimento psicológico e sociocultural do aluno que, desde as séries iniciais escolares, ao apropriar-se dos conceitos apresentados, pode utilizá-los conscientemente. A pedagogia tradicional de Herbart, muito embora centrada no professor e deveras conservadora, se faz presente ainda nas escolas brasileiras e até mesmo em simpósios internacionais de educação. Dela, pode-se extrair a visão uma educação que viabilize o desenvolvimento de todas as capacidades humanas do aluno nas mais diferentes direções. Davydov, com sua intensa pesquisa teórico-cultural, promoveu um ensino que ao mesmo tempo contempla o aluno como sujeito atuante na própria educação e valoriza o conhecimento e o trabalho do professor. O crescente desenvolvimento tecnológico, reforçado pela crise mundial instaurada pela presença do COVID-19 no começo de 2020 mostrou que a escola e o professor são peça fundamental na educação da criança, mas evidenciaram também uma educação centralizada no professor e a atuação passiva do aluno em seu processo de aprendizagem, sinalizando a urgência de uma formação docente voltada para a sua razão de ser, que é a formação do aluno.
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