LIMITES DA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS NAS LICENCIATURAS

Autores

  • Marcos Antonio da Silva PUC Goiás
  • Hugo Marques Cabral

Palavras-chave:

Formação docente, Licenciaturas da PUC Goiás, Educação ambiental, Educadores ambientais

Resumo

Este artigo resulta de um estudo investigativo sobre a formação proporcionada pelos Cursos de Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior (IES) que contribuem para qualificar os alunos como educadoras/es ambientais. Esta IES está localizada em Goiânia –Go e a pesquisa foi realizada no ano de 2012. O estudo caracterizou-se como exploratório e descritivo, com levantamento de dados, revisão teórica e documental e cotejamento das matrizes curriculares para verificar conteúdos relacionados a questões ambientais inseridas na formação. A pesquisa abrangeu alunos dos Cursos de Licenciatura da IES-GO ingressos em 2012/2. Verificou-se, no conjunto dos resultados obtidos que não há uma formação que contemple adequadamente a EA no contexto dos conteúdos adotados em todos os cursos, apesar de sua regulação e inegável importância. Concluise que é necessária ocorrer a transversalidade no ensino-aprendizagem acerca da EA nas licenciaturas da IES-GO, considerando que são cursos potencialmente capazes de formar educadores ambientais, desde que se processem iniciativas inovadoras pela Instituição e ações docentes que contribuam para a superação dos problemas verificados na natureza e comprometidos com a sustentabilidade em suas dimensões políticas. Assim, é preciso incentivar procedimentos de ensino-aprendizagem que contemplem tais questões nas matrizes curriculares, nos planos de ensino e no processo que caracteriza o conjunto da formação do professorado que irá atuar desde a pré-escola até o ensino médio.

Biografia do Autor

Marcos Antonio da Silva, PUC Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília e Professor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Hugo Marques Cabral

Mestre em Ecologia e Produção Sustentável da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Downloads

Publicado

12/21/2018

Como Citar

Antonio da Silva, M., & Marques Cabral, H. (2018). LIMITES DA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS NAS LICENCIATURAS. Revista Científica De Educação, 3, e019012. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/33

Edição

Seção

Em Debate