A PRÁTICA EDUCATIVA EM CÉLESTIN FREINET

Autores

  • Eduardo Moreira Marques Faculdade Mais de Ituiutaba - FacMais

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Ensino Ativo

Resumo

Este trabalho resultou de uma pesquisa bibliográfica sobre a vida e a obra do educador Célestin Freinet (1896-1966), tendo como orientações metodológicas as proposições formuladas no âmbito da História Política que retomam a narrativa biográfica como possibilidade de escrita da história. Freinet foi um educador francês, comunista, um dos precursores do movimento da escola nova que fundamenta-se no princípio de que a o educando é a chave central do processo educativo. Com base neste princípio, propôs um ensino que tivesse a atividade como fonte norteadora da prática escolar, com objetivo de uma formação que preparasse o aluno para o trabalho livre, criativo e emancipador. Deste estudo resultou o entendimento de que Freinet está entre os precursores do movimento educacional que colocou o professor como o mediador, o mobilizador dos alunos, desencadeando suas motivações internas para o aprender.

Biografia do Autor

Eduardo Moreira Marques, Faculdade Mais de Ituiutaba - FacMais

Graduado em Administração e em Filosofia; Mestre em Administração; Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO; Diretor Geral da Faculdade do Triângulo Mineiro - FTM

Publicado

12/21/2018

Como Citar

Moreira Marques, E. (2018). A PRÁTICA EDUCATIVA EM CÉLESTIN FREINET. Revista Científica De Educação, 3, e019009. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/32

Edição

Seção

Em Debate