HISTÓRIA DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO DOMINICANA

Autores

  • César Evangelista Fernandes Bressanin

Palavras-chave:

Educação Dominicana, História dos Conceitos, Reinhart Koselleck

Resumo

O artigo aqui apresentado tem como objetivo historiar o conceito de Educação Dominicana no Brasil no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, a partir das instituições escolares da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils que instalou-se no país em 1885. Partindo dos pressupostos da História dos Conceitos, o trabalho expõe os fundamentos teóricos e metodológicos articulados pelo historiador alemão Reinhart Koselleck no âmbito da História Política e apresenta o conceito de Educação Dominicana e de Educação Dominicana no Brasil, as permanências e as alterações deste no tempo e no espaço evidenciado.

Biografia do Autor

César Evangelista Fernandes Bressanin

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-GO- Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade; Mestre em História (PUC-GO). Graduado em História (UFT). Membro do Diretório (CNPq/PROPE) Grupo de Pesquisa: Educação, História, Memória e Culturas em Diferentes Espaços Sociais. Técnico em Assuntos Educacionais da UFT.

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Publicado

21-12-2018

Como Citar

Evangelista Fernandes Bressanin, C. . (2018). HISTÓRIA DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO DOMINICANA. Revista Científica De Educação, 3, e019006. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/27

Edição

Seção

Artigos