CONTEXTUALISMO LINGUÍSTICO PARA A COMPREENSÃO DA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA
Palavras-chave:
CContextualismo Linguístico, Loris Malaguzzi e abordagem pedagógica de Reggio EmiliaResumo
O objetivo do presente artigo consiste em analisar as contribuições teóricas e metodológicas propostas pelo historiador britânico Skinner para pensar a prática da história intelectual. A partir da leitura de alguns de seus principais textos metodológicos, especialmente Visões Politicas sobre os Métodos Históricos, buscando compreender as questões centrais que fundamentam o conhecido como “contextualismo linguístico”. Ao longo de sua obra, uma das questões que mais mobilizou Skinner foi o trabalho de problematizar a dimensão da interpretação dos significados contidos em textos passados, procurando para isso compreender em que termos autores, textos, contextos e linguagem devem ser articulados pelo historiador ao investigar uma obra histórica, um conjunto de ideias, um enunciado ou o pensamento de um determinado autor. Por último, pela perspectiva skinneriana uma compreensão da abordagem de Régio Emília idealizada por Loris Malaguzzi. Autor que dedicou-se incansavelmente por décadas junto a uma comunidade pedagógica: crianças, professores, pais, especialistas em educação, buscando aprimorar o sistema de escolas da pequena cidade de Reggio Emília na Itália. De caráter bibliográfico, este artigo contou com o aporte teórico de Carolyn Edwards, Leila Gandini e George (2002, 2016).