CONTEXTUALISMO LINGUÍSTICO PARA A COMPREENSÃO DA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA

Autores

  • Milian Milian Daniane Mendes Ivo Silva

Palavras-chave:

CContextualismo Linguístico, Loris Malaguzzi e abordagem pedagógica de Reggio Emilia

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em analisar as contribuições teóricas e metodológicas propostas pelo historiador britânico Skinner para pensar a prática da história intelectual. A partir da leitura de alguns de seus principais textos metodológicos, especialmente Visões Politicas sobre os Métodos Históricos, buscando compreender as questões centrais que fundamentam o conhecido como “contextualismo linguístico”. Ao longo de sua obra, uma das questões que mais mobilizou Skinner foi o trabalho de problematizar a dimensão da interpretação dos significados contidos em textos passados, procurando para isso compreender em que termos autores, textos, contextos e linguagem devem ser articulados pelo historiador ao investigar uma obra histórica, um conjunto de ideias, um enunciado ou o pensamento de um determinado autor. Por último, pela perspectiva skinneriana uma compreensão da abordagem de Régio Emília idealizada por Loris Malaguzzi. Autor que dedicou-se incansavelmente por décadas junto a uma comunidade pedagógica: crianças, professores, pais, especialistas em educação, buscando aprimorar o sistema de escolas da pequena cidade de Reggio Emília na Itália. De caráter bibliográfico, este artigo contou com o aporte teórico de Carolyn Edwards, Leila Gandini e George (2002, 2016).

Biografia do Autor

Milian Milian Daniane Mendes Ivo Silva

Graduada em Letras e Pedagogia (UEG). Mestra em Desenvolvimento Regional (UNIALFA-GO). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-GO. Membra do grupo de Pesquisa: Estudos e Pesquisas, Pensamento Educacional Brasileiro. 

Downloads

Publicado

12/21/2018

Como Citar

Milian Daniane Mendes Ivo Silva, M. (2018). CONTEXTUALISMO LINGUÍSTICO PARA A COMPREENSÃO DA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA. Revista Científica De Educação, 3, e019001. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/21

Edição

Seção

Artigos