ENTRE AS TEORIAS E AS PRÁTICAS: o ensino de História sob perspectivas interdisciplinares

Autores

  • Cleusa Teixeira de Sousa
  • Gilberto Cézar de Noronha

Palavras-chave:

Teoria, Prática, Ensino de História, Interdisciplinaridades

Resumo

Este artigo objetiva trazer à luz dos debates algumas reflexões acerca de duas concepções frequentemente discutidas entre especialistas e estudiosos das temáticas relativas ao Ensino de História, dada a relevância desses temas no cenário do conhecimento epistemológico e sistematizado no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e seu entrelaçamento com a interdisciplinaridades dos objetos de conhecimento trabalhados no bojo das disciplinas escolares que compõem a área das ciências humanas e para além delas. Para tanto, metodologicamente optamos pela investigação qualitativa baseada no cotejamento de fontes bibliográficas enfatizando analises e discussões relevantes para a compreensão da temática de abordagem deste estudo. Nesse sentido, partimos dos escritos de Barros (2014), Bourdieu (2004), Gadamer (1997), Hartog (2003), Koselleck (2006), Rüsen (2009; 2014); Ricoeur (1995; 1997); Paulo Freire (1996), dentre outros.

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Publicado

09/14/2024

Como Citar

Teixeira de Sousa, C. ., & Cézar de Noronha, G. . (2024). ENTRE AS TEORIAS E AS PRÁTICAS: o ensino de História sob perspectivas interdisciplinares. Revista Científica De Educação, 9(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/183