EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: incluído ou inserido na sala de aula? a flexibilização curricular e o processo de inclusão escolar
Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Inclusiva, Flexibilização Curricular, Deficiente Intelectual, Projeto Político PedagógicoResumo
Este estudo tem como objetivo compreender e discutir questões referentes ao entendimento de educação especial em uma perspectiva inclusiva nas instituições de ensino regular. O texto evidencia a relevância da flexibilização curricular no processo de educação inclusiva voltado para o ensino de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, dentre eles os educandos com deficiência intelectual. Para tanto, empregou-se como metodologia a revisão de literatura. Na elaboração deste estudo foram utilizados documentos que norteiam a inclusão escolar, dentre eles estão as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e a Política Nacional de Educação Especial. Como referencial teórico, foram utilizados autores de referência nacional e internacional; dentre eles: Mantoan (2003; 2004), Moreira e Candau (2007), Perrenoud (2000), Reis (2021), Ropoli (2010), Sacristán (1998), Stainback (1999), Silva e Reis (2011). O texto aponta para a necessidade da práxis docente com ações educativas baseadas na valorização da diversidade presente nos ambientes educativos, bem como no respeito às singularidades de cada educando. Dessa forma, destaca a inclusão pela desenvoltura da escola em responder de modo eficaz às diferenças de aprendizagens dos educandos por meio das flexibilizações curriculares necessárias.