FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A HUMANIZAÇÃO DA PRÁXIS E INCLUSÃO DAS CRIANÇAS AUTISTAS
Palavras-chave:
Autismo, Formação Docente, InclusãoResumo
O professor representa importante elemento para a concretização da ação educativa capaz de responder as necessidades e expectativas de aprendizagens de todos os alunos. Objetiva-se com o presente estudo refletir sobre o processo de formação de educadores alicerçado numa práxis humanizada e favorável a inclusão escolar das crianças autistas no contexto do ensino regular. O autismo situa-se entre as síndromes globais do desenvolvimento, compromete a denominada tríade composta pela interação social, comunicação e capacidade imaginativa, tais sujeitos necessitam de caminhos diferenciados para aprender. As discussões deste estudo sustentam-se na pesquisa bibliográfica, com base no pensamento de autores renomados no assunto, dentre os quais: Sassaki (1997) argumenta que a inclusão escolar consiste em importante passo para a efetivação do direito a aprendizagem; Camargo e Bosa (2009) explicam as características apresentadas pelos sujeitos autistas; Pinheiro (2010) afirma que os conhecimentos que permeiam a educação especial devem fazer parte do currículo dos cursos destinados a formação dos educadores. Conclui-se que o saber docente representa elemento vital para a construção de uma práxis humanizada voltada a inclusão escolar das crianças autistas.