FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A HUMANIZAÇÃO DA PRÁXIS E INCLUSÃO DAS CRIANÇAS AUTISTAS

Autores

  • Elaine Rodrigues Bianco
  • Flaviane Liberato Ferreira

Palavras-chave:

Autismo, Formação Docente, Inclusão

Resumo

O professor representa importante elemento para a concretização da ação educativa capaz de responder as necessidades e expectativas de aprendizagens de todos os alunos. Objetiva-se com o presente estudo refletir sobre o processo de formação de educadores alicerçado numa práxis humanizada e favorável a inclusão escolar das crianças autistas no contexto do ensino regular. O autismo situa-se entre as síndromes globais do desenvolvimento, compromete a denominada tríade composta pela interação social, comunicação e capacidade imaginativa, tais sujeitos necessitam de caminhos diferenciados para aprender. As discussões deste estudo sustentam-se na pesquisa bibliográfica, com base no pensamento de autores renomados no assunto, dentre os quais: Sassaki (1997) argumenta que a inclusão escolar consiste em importante passo para a efetivação do direito a aprendizagem; Camargo e Bosa (2009) explicam as características apresentadas pelos sujeitos autistas; Pinheiro (2010) afirma que os conhecimentos que permeiam a educação especial devem fazer parte do currículo dos cursos destinados a formação dos educadores. Conclui-se que o saber docente representa elemento vital para a construção de uma práxis humanizada voltada a inclusão escolar das crianças autistas.

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Publicado

09/14/2024

Como Citar

Rodrigues Bianco, E., & Liberato Ferreira, F. (2024). FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A HUMANIZAÇÃO DA PRÁXIS E INCLUSÃO DAS CRIANÇAS AUTISTAS. Revista Científica De Educação, 8(1), RCE, v. 8, 2023, ISSN 2526–4257, e24051. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/174